quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Da I Conferência Estadual da Juventude - PR



Abençoado momento em que fui convidado para participar da I Conferência Estadual da Juventude!
"Meu estado facista repressor que eu amo" Paranauê Paraná!
Pelos cantos desse estado há de se encontrar bonitas jóias raras, panelas de ouro enterradas pelos "antigos" e grandes minas de "ouro-de-tolo", lendas e crendices dos indígenas que mesmo sem saber ainda nutrimos, quilombos de negros guerreiros... Quilombos??? É, eu nem imaginava que ainda existissem quilombos no Paraná...
Entre muitas experiências maravilhosas que vivi no bonito Faxinal do Céu das uma maiores e mais importantes foi o fato de, mesmo demófobo, ter me (re)apaixonado pela humanidade e seu infinito potencial de "botar p'ra fazer".
Uns dirão que "...os recursos naturais são cada vez mais escassos..." Jovem brasileiro acorda!!! Cá estamos nós... E talvez o recurso natural mais abundante sejam os recursos humanos mesmo.

Experiência que encheu minha alma foi ter sido moderador/facilitador do grupo temático 'Espiritualidade' (Sala 13! rs) Lá com a cara de mau mas cheio der sorrisos e uma coragem que não era minha... Único representante pagão defendendo a livre espiritualidade, entre religiosos nem tão ferrenhos mas bastante "desconhecedores" do que vem a ser a espiritualidade pagã... Mas posso crer que ao menos nesse estado complicado 49 pessoas já têm uma noção real de que é o paganismo e quebrando alguns conceitos errôneos durante o dessenrrolar dos debates e plenárias e palestras fui fortalecendo meu espírito tanto, tanto que nunca mais vacilei quando trata-se de assuntos "elevados"...
Lembro-me bem de um determinado momento que os participantes discutiam sobre que seria o maior "dessafio" de nosso grupo e quais seriam as "soluções"... E é difícil mesmo quando se trata de um tema assim "intangível". E muitos até duvidavam da verdadeira função da conferência... Se seriamos mesmo ouvidos, e respondidos! Eis que num momento de inspiração fui eu com minha "quase certeza absoluta" e pedi a atenção de todos para que se apegassem ao fato de que NÓS SOMOS A CONFERÊNCIA... Se ao menos Nós pudermos aprender a ser menos brutalizados ao lidar com a diversidade, mais amáveis e compreensivos já será um belo resultado... Começamos pela idéia de não tentar tanto focalizar a intolerância religiosa e o preconceito... Mas o contrário, vamos promover o diálogo, a irmandade fraterna e o entendimento.
Eis que juntos concluimos que o nosso desafio seria: "Promover as diferenças religiosas" e não combater a intolerância... É incrível como empenhar as energias na "parte positiva da força" é muito mais "lucrativo"!
Em dois dias haviamos chegado a conclusão de duas soluções para o dessafio:

- A contemplação de todos os níveis de aprendizado escolar com as diciplinas de sociologia e/ou filosofia. (já quer o "ensino religioso" nunca funcionou e é até proibido pelo estado laico...)
E
- A promoção dos jovens(NÓS SOMOS A CONFERÊNCIA) na conscientização, seja ela em qualquer nível, quanto a tolerância religiosa.


Muito me contenta que já isso tudo realidade... Como eu queria ter tido aulas de filosofia no primário como hoje têm as crianças da 1ª à 9ª série(9ª série! "no meu tempo" nem sonhva com isso...)
E 'inda cá estou eu, só que agora sei que muitos também lutam pela mesma causa. Levantar sua bandeira, seja ela qual for... E ter força o suficiente para carrega-la até onde for possível ou impossível.

Sonha e terás paz de espírito
Luta e Serás livre na vida
(Ernesto Guevara)

E o melhor de tudo é que 'inda cultivo os amigos maravilhosos que os ventos me deixaram encontrar entre tantas e tantas pessoas de muitos lugares do estado... São pessoas que muito me fazem feliz por conhecer e fazer parte de meu crescimento espiritual e acima de tudo humanístico!
Anaxilê, Korin, Kunta, Odara, Nayan, E o Kundun todo...(Guarapuava) Rosana,(São Mateus do Sul) Mármora, Samia, Bill, (Curitiba) e o DCE da Uniandrade, Kauana, Fabíola, Marc, Karina... O povo descontraído do P.A.U.(Partido do Amor Universal! com células por todo o Paraná, o P.A.U crescendo em proporções geométricas!) Fundado exatamente para que as "brigas" nas plenárias não estragassem os momentos de interação dos participantes fora dos debates...






À todos que de certa forma foram essências para toda essa beleza de encontro
MUITO OBRIGADO!


Nenhum comentário: