quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Animismo


Pelo termo Animismo designa-se a manifestação religiosa na qual se atribui a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, árvores, plantas) e a todos os fenômenos naturais (chuva, vento, dia, noite) um princípio vital e pessoal, chamado de "anima" - ou "ânima" - (que na visão cosmocêntrica significa energia, na antropocêntrica significa espírito e na teocêntrica alm).

Todos esses elementos são passíveis de possuirem sentimentos, emoções, vontades, desejos e inteligência.

Os cultos animistas alegam que: "Todas as coisas são Vivas", "Todas as coisas são Conscientes", "Todas as coisas têm anima".


O antropólogo inglês Sir Edward Burnett Tylor(1871-1958), fundador da antropologia da religião, em seu livro 'Primitive Culture' afirma que a religião nasce quando os humanos primêvos tentam compreender as condições e eventos que não podem explicar por meio da referência à experiência quotidiana. O intento de explicação dos sonhos e dos transes leva-os a crer que o corpo é habitado por dois entes - um durante o dia e outro à noite - e são vitais um para o outro... Quando a alma(anima) abandona o corpo(animus) de forma permanente a pessoa falece. Foi tylor quem denominou essas crenças 'Animismo'.


O Animismo possui três simples regras:

Tudo no cosmo tem "ânima";

Todo o "ânima" é transferível;

Tudo ou todo que transfere "ânima" não perde a totalidade de seu "ânima", mas quem ou que recebe perde parte ou a totalidade de seu "ânima", o qual será tomado pelo "ânima" doador.


A partir da década de 50, o termo deixa de ser utilizado pela Antropologia por ser considerado muito genérico, uma vez que se aceita que elementos animistas estão presentes em quase todas as religiões.


Atualmente, discute-se quais foram historicamente os primeiros cultos que deram origem a todas as religiões e a todos os deuses. Alguns historiadores e cientistas defendem a tese de que foram os mitos politeístas, Mas por muitos fatos leva-se a crer que foram os cultos animistas.



TOTEMISMO


A religião dos aborígenes australianos. Os totens podem ser animais, plantas ou caracteres geográficos, cada tribo tinha seu totem particular e os membros creiam-se descendentes desse totem, havendo o tabu de não matar e não comê-lo, quizila que era deixada uma vez ao ano quando se reuniam para cerimonias dedicadas ao totem, baseados na crença de que esses rituais anuais eram necessários para a reprodução e sobrevivência do totem.

O totemismo é uma religião que utiliza a natureza como modelo para a sociedade, e a diversidade na ordem natural é reproduzida na ordem social, a unidade social humana é estabelecida por um processo de associação simbólica e imitação da ordem natural... Os totens são emblemas sagrados que simbolizama identidade comum e o ritual serve para manter a unicidade social que simboliza o totem.

Um dos papéis dos ritos e das crenças religiosas é o de afirmar a solidariedade dos participantes. Os ritos transmitem informações sobre sobre sua cultura e a repetição dos mesmos gera mensagens, valores e sentimentos em ação. Os rituais são atos políticos e sociais no qual o participante transcende seu estatuto de indivíduo, independente de seus pensamentos ou grau de entrega.


O estudo antropológico da religião não se limita só aos efeitos sociais das expressões ritualísticas e cerimoniais mas também políticas, A antropologia estuda relatos mais ou menos religiosos sobre seres; acontecimentos; ações sobrenaturais ou não.



Nenhum comentário: