segunda-feira, 2 de junho de 2008

5 Cinco 5




5

Encontramos um conceito ativo completamente novo do nosso ponto de partida, a un(1)idade.


O conceito do 5 é: O MOVIMENTO QUE CONDUZ E REÚNE.


Esta característica do número 5 esterioriza-se de modo extremamente claro no PENTAGRAMA, símbolo do paganismo.


Poderia escrever um livro falando apenas do pentagrama (ou pentáculo) mais meu foco cá é o número simbolizado por ele...

Este é o movimento ininterrupto que representa o caminho que o EU(1) efetua em movimento consciente(2) tomando forma e resultando o crescimento(3) atuando na formação do conhecimento(4), depois verifica-se a volta(5) a fonte (1). Ou,


Durante o sono(0) a luz do conhecimento(1) acende na alma(2) dando vida a um sonho(3). Compreender o significado desse sonho(4) É realizar o mistério(5)!


Nossa existência é dividida entre o que é e o que não é, na presença e na ausência. Ambos os movimentos existem um no outro, um MOVIMENTO SEMPITERNO. Assim:

Não é sem razão que a idéia “movimento” se exprima em nossa existência por um número de cinco unidades. Por isso temos cinco dedos móveis em cada mão e pé, que, juntos, nos permitem proceder e agir.

Por meio de nossos cinco sentidos, a vida se “move” em nós e vem a nós.


Graças a este “movimento” que supera e iguala os contrastes, o indivíduo adquire uma relação com todos os outros, um “movimento no tempo”, e por conseguinte,uma história.


Muitos, seguindo os conceitos ocidentais, costumam representar a essência do 5 (e logo do pentagrama) assim:



...Incluindo o espírito, elemento que tudo permeia, imortal e indestrutível, dentro do péntaculo de criação e destruição, Morte e renascimento... Transformação, EQUILÍBRIO!
Conhecendo o Símbolo do 5, essência do Pentagrama, mais conveniente seria entendê-lo do ponto de vista do Oriental, mais propriamente do Taoísmo.

A relação desses elementos pode ser criativa (geradora) ou destrutiva (de equilíbrio).

No ciclo criativo o Fogo produz a Terra (a partir das cinzas, do pó), a Terra (em suas profundezas) gera os minerais, o Metal que (Por ser mutante, sólido ou líquido) contém, gera, ou retém, através da fusão, a Água, nutridora da Madeira que alimenta o Fogo...

No ciclo destrutivo nota-se o equilíbrio observando a Madeira em suas raízes penetrando e se alimentando da Terra que absorve a Água que apaga o Fogo que derrete o Metal que corta a Madeira...


Incluindo o elemento faltante ou moderando sua ação, o Feng Shui estabelece a harmonia energética do ambiente, através da adequação desses elementos à função que se destina o espaço.


Mas, sem, já fugir do tema...


Em decorrência de tudo isso, o 5 é conhecido como é, O NÚMERO DA HUMANIDADE, A QUINTESSÊNCIA DE TODAS AS COISAS, também, o número da amizade e das relações, das viagens, das mudanças, do revezamento, da sinceridade, da responsabilidade, da generosidade e bondade.

Até o aparente contraste entre “Deus(es)(a)” e “Homem” é conciliado pelo movimento do cinco.

Talvez por essa razão os antigos escolheram esse número e símbolo para representar a Religião e a Antiga Arte.


5 vezes, Abençoados Sejam, Todos!!!!!



Tenho usado para os textos sobre o simbolismo dos números, principalmente o livro 'Seu Talismã Pessoal' de Noud Van Den Eerenbeemt... para o '5 Cinco 5' me foi de igual importância na consulta o 'Livro das Mutações', 'Feng Shui', 'Templo Interior da Bruxaria', 'O Tao da Física', entre outros...



Hagal