segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

BOLONGO!


Salve Deusa o Grito do Grande Rei Xangô, que expulsa de nosso meio mentirosos e charlatões!

Salve Deusa a Espada de Ogum, que corta de nossos caminhos os que alimentam o ódio e a inveja!

Salve Deusa a Flecha de Oxossi, que mata o pássaro da maldade e da traição!

Salve Deusa as Águas de Oxum, que lava nossos caminhos da mentira e da falsidade!

Salve Deusa os Ventos de Iansã, que expulsa os que alimentam pensamentos de promiscuidade e infidelidade!

Salve Deusa as Águas de Iemanjá, que lava nosso mundo dos que alimentam a falta de amor e respeito ao próximo!

Salve Deusa as Chuvas de Nanã, que trazem o peso da responsabilidade, afastando os ociosos e oportunistas!

Salve Deusa o Cajado de Omulu, que expulsa as doenças do egoísmo e da desordem!

Salve Deusa Nosso Pai Oxalá, salvaguardando nossa espiritualidade daqueles que ainda não conhecem o verdadeiro sentido da Paz!

SALVE DEUSA O CANDOMBLÉ E UMBANDA BEM COMO O PAGANISMO … e não desampare os que ainda se arrastam pelos caminhos da ignorância e da hipocrisia.


Foi no dia 29 de novembro, na festa de Onilê(Orixá da Tera, pouco cultuada no Brasil) que recebi do Kundun Balê('Aquele que realiza') uma graça tremenda e mais uma pá de lembranças maravilhosas.

Na cultura africana a criança não recebe o seu nome apenas porque o pai acha bonito, não... Ele se recolhe em Makaia(floresta) e tem até 7 dias para meditar e encontrar o nome que vai carregar seu filho, e esse nome deve revelar um pouco do que virá a ser a personalidade do filho.

'Contece que quando os valorosos homens e mulheres de muitas nações africanas foram arrancados de sua terramatter também foram forçados a desligar-se de suas crenças e práticas, afastados de sua cultura tiraram deles até seus nomes!

O Kundun Balê, por iniciativa de Orlando Silva(Korin), vêm fazendo o resgate da cultura africana entre outras ações com o ritual chamado 'Bolongo'(Fogo da Sabedoria - trata-se de uma analogia com um ritual africano de iniciação existente na Nigéria onde adolescentes passam por provas para ver se estão aptos ao casamento.), o "iniciante" passa por uma série de "missões" para "provar" que já esta "maduro e sábio" o bastante para receber(reconquistar) seu "nome cultural"... Os integrantes despertam para o conhecimento, para a cidadania, para a responsabilidade conhecendo seus direitos e seus deveres.

E eis que nessa festa, por si só já, esplêndida, fazendo festa no meio de makaia(floresta) com música e dança, junto de Ana[Mãe-de-akan-que-significa-coração... rs] eu também passei por esse ritual tão lindo e juntos ganhamos nossos "nomes culturais"... Eu 'O que traz a Paz' e Ana 'A força da Paz'. Coincidência? Creio que não... Até nossos enigmas foram bem parecidos...


Eis o meu enigma derradeiro:

Terra, Fogo, Água e Ar! Quem é você?!

Parece simples isso à um "paganista", mas responda isso p'ra si mesmo e depois p'ra os seus amigos junto do fogo da justiça que você não deixa apagar noite adentro...

Durante a gira pudemos refletir e ter um certo tempo para poder responder.

Ogans Batucando, com os amados dançando, O Fogo da Justiça queimando... O Fogo da Sabedoria chamando!

Quando cessaram os tambores inspirado eu cantei:


AR MEU SOPRO

ÁGUA MEU SANGUE

TERRA MEU CORPO

FOGO MEU CALOR

EU SOU FEITO DOS ELEMENTOS!


[Afinal, quem sou Eu??]

EU SOU O QUINTO ELEMENTO! O ESPÍRITO DÁ ORIGEM A VIDA E MOVIMENTA OS ELEMENTOS DA NATUREZA... EU SOU O ESPÍRITO! EU SOU O MOVIMENTO SEMPITERNO QUE NASCE E RETORNA AO ESPÍRITO! EU SOU MOVIMENTO!

EU TAMBÉM SOU KUNDUN BALÊ!!!

ADJANY!
ADJANY!
ADJANY!
(Sussurou Korin em meu ouvido...)

No coração da mata - Reino de meu protetor de cabeça(orixá) Oxóssi e o dono de meu coração verde, Ossain - eu chorei as lágrimas mais doces que já verteram deste meu corpo elementar...


ADJANY!


MEU NOME É ADJANYN!
'AQUELE QUE TRAZ A PAZ'




Uma grande amiga perguntou:
E ONDE ESTÁ A PAZ?

Digo:
NO CORAÇÃO DE QUE A SENTE!


Nenhum comentário: