quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

"...Meu fio é místico!..."


Mamãe resolveu comemorar o ano novo no litoral, juntou uma galera e desceram a serra... Antes passaram ver-me, vieram almoçar comigo antes de rumar à praia...


Mamãe(fumando um cigarro burguês): ^^
Eu (fumando cigarro-de-palha): Sabe mãe, quem é que curte esse cigarro de filtro cor-de-rosa??
Mamãe: Mamãe!
Eu: A Pomba-Gira Cigana!
Mamãe: Ói Pai! Teu fio me chamando de Pomba-Gira!!
Papai("Cervejando" lá na sala): Irrú!
Amiga 1: "Pomba-Gíria"!?!
Eu: Pomba-Gira!!
"No caminho do terreiro
Encontrei uma mulher
Vinha linda e perfumada
Quis saber quem ela é...
Pomba-Gira Cigana!
Pomba-Gira ela é!!
Ela vem caminhando,
Ela chega girando
Na ponta do pé"

Amiga 2(Empolgando já...): Ê Diva...(Diva é apelido de mamãe =D )
Mamãe: Quando morava comigo vivia indo p'r'o mato "fazê ritual"... Agora até no "centro" ele vai...
Eu(girando 'inda...): Centro é de espiritismo mãe... Na Umbanda é terreiro!
Mamãe: Meu fio é mistico!
Eu: hahahahauauahahauahuahau

"No caminho do terreiro
Encontrei uma mulher
Vinha linda e perfumada
Quis saber quem ela é
Pomba-Gira Cigana!
Pomba-Gira ela é!
Ela vem caminhando,
Ela chega girando
Na ponta do pé"


Amiga 1: 'cê é macumbeiro, é!?!
Mamãe: É nada.. Ele é "místico"!
Eu: "Sô" Sim!!!
Mamãe(de invés...): É nada... Ele disse que só vai p'ra dançar...
Eu: Vou dançar e "macumbo" junto ué...

Amiga 2: E cê fuma cigarro-de-palha por causa dos 'preto-velho'?
Eu: Entendida hein... ^^
Mamãe: Ih pronto...
Todos: hahahauauahahauahuahuaha

Amiga 2: "Oquê que você é"? [O.o Então né...]
Eu: Sou pagão...
Mamãe: Tô falando... Meu fio é místico.
Amigas: o.O
Eu: Não confunda com ateu, muito menos satanista... Eu reconheço "Deus" na natureza! Mas amo a umbanda e o candomblé... Admiro muito toda forma de espiritualidade.
Amigas: Hmmm...
Mamãe: Tá vendo! Meu fio é místico!!
Eu: Bah! Não sou "místico"... Sou bruxo mesmo!

Amiga 1: Quê que é Pomba-Gira??
Eu: Pomba-Gira, Pretos-Velhos, Caboclos, Crianças[Erês], Boiadeiros, Ciganos, Marinheiros são espíritos desencarnados que podem eventualmente voltar para nos dar conselhos... valiosíssimos conselhos!
Mamãe: Amén
Eu: Saravá!

Amiga 1("Espicula"! Interessada no kilê): E esse quê que é?!?
Eu: Isso é uma "guia"! Como frequento uma casa de Yemanjá foi-me dada esta que é feita de lágrimas de yemanjá... Lágrimas de 'NossaSenhora'.
Mamãe: Issó é rosário!
Eu: Usa-se para fazer rosário mesmo... O nome da planta é 'Coix'! É consagrada à Yemanjá...
Amiga 2: Yemanjá é Nossa senhora na umbanda...
Mamãe(cantarolando...): "...Rainha-do-mar..."
Eu: Odo-Yá! =)

Amiga 2: E que bruxaria que cê faz??
Eu(servindo o almoço): Bruxaria de Cozinha!!
Mamãe: Venham comer! comida mística...
Eu: hahahahahauahuahauhauhauha
Amiga 2: Que legal...
Amiga 1: Ói ói! Pode comer mesmo??
Eu: Deve!
Mamãe: Pai! Teu fio é místico!
Eu: Abençoados Sejam!

Foram-se...
Ficou um certo orgulho de ouvir mamãe enchendo a boca p'ra dizer
"meu fio é místico"!
(Vale a intenção...)


"Understand the things I say,
Don't turn away from me
'Cause I spent half my life out there
You wouldn't disagree
D'you see me, d'you see
Do you like me, do you like me standing there
D'you notice, d'you know
Do you see me, do you see me
Does anyone care

Unhappiness, where's when I was young
And we didn't give a damn
'Cause we were raised
To see life as fun and take it if we can
My mother, my mother she hold me,
Did she hold me when I was out there
My father, my father, he liked me
Oh he liked me, does anyone care..."


Um comentário:

Pietro disse...

Não é nenhuma referência a 'ave que roda', não! =/
Na verdade 'Pomgbogira', ou do banto 'Pambu Njila', entidade do candomblé angolano. Exú-fêmea.